Rádio Point do Reggae – Levando você até o coração da Jamaica.

menu x
menu x

NOTÍCIAS

A música era o veículo da mensagem,a visão de mundo de Peter Tosh

Na moldura Rasta levou em justiça os negros, o ódio às superpotências, suas agências e propaganda, escárnio de uma igreja corrupta e um apoio apaixonado ao poder da maconha. Numa época em que a Jamaica estava lutando para lidar com sua posição pós-colonial, sofrendo insurgência e combates políticos, um alto líder confiantemente erguido acima do parapeito era um alvo instantâneo.

Juntamente com a profunda voz profética e profética de Peter Tosh , isso teve um impacto poderoso. Ele sofreu assédio regular do estado e sofreu as cicatrizes de muitos espancamentos da polícia por suas manifestações públicas sobre o que ele chamou de “Politricks” e ganja. Quase intencionalmente, Tosh evitou o compromisso e foi para sempre o estranho.

“A verdade foi marcada e tornada ilegal” , disse ele, com um humor mordaz típico. ‘É perigoso ter a verdade em sua posse. Você pode ser considerado culpado e condenado à morte. Mas é apenas a verdade que pode libertar um homem. Músico pioneiro de reggae/ska, conhecido pela sua militância em prol dos direitos humanos e da legalização da maconha.

Marley também foi assistido por capangas e fantasmas, alvo de assassinato por inimigos políticos, mas foi visto alguém com quem as autoridades poderiam trabalhar “exatamente como King era”. Mas como Malcolm X , PeterTosh foi mais geralmente arquivado sob ‘o inimigo dentro’ , com muito menos amigos do establishment. Isso o deixou exposto a todo tipo de pressão e, finalmente, uma alma solitária e frustrada.

Foi assassinado em 11 de setembro de 1987, vítima de uma tentativa de assalto.

Marley conheceu Tosh em Kingston no início da era skano início dos anos 60. Hubert Winston McIntosh nasceu em Grange Hill em 1944 e passou sua juventude em Belmont . Aos 15 anos, ele havia deixado o campo rural de Westmoreland para perseguir seu sonho musical no distrito de Trenchtown, capital da ilha. Desde então, ele fez amizade com Neville ‘Bunny’ Livingston e Franklin Delano ‘Junior’ Braithwaite , através do estúdio do Joe Higgs , um grupo vocal também com Bob Marley, com Cherry Smith e Beverley Kelso no backing vocals. , foi formado. Higgsapresentou-os ao dono do Studio One , Clement ‘Coxson’ Dodd , que cortou algumas ska dub-plates bem sucedidas e lançou o grande sucesso ‘ Simmer Down’em 1963. O desenvolvimento dos Wailers a partir de então, através de mudanças de pessoal e promoção de ícones internacionais pela gravadora britânica Island Records , trouxe simultaneamente uma fragmentação da banda, especialmente na mudança do nome para Bob Marley & the Wailers ‘o eclipse de Bunny e Peter fez contratual…

A partir do final dos anos 70, Tosh teve a confiança de lançar incursões ocasionais no mainstream através da gravadora EMI e dos Rolling Stones , frequentemente produzindo gravações cult duradouras, como ‘Legalize It’ e ‘Stepping Razor’ , respectivamente, sua música tema e assinatura afinação. A motim social atraente dessas mensagens significava que ele foi rapidamente promovido pela geração MTV. Apesar do sucesso, Tosh permaneceu cínico do negócio da música mainstream e suas demandas sobre os artistas do Reggae. “Eu não sei o que é crossover “, ele disse uma vez. Porque eu não sei onde eles estão indo ou como eles estão passando para o quê. Eu ouço muita conversa sobre crossover, mas eu toco música reggae e toda a música que você ouve é influenciada pela música reggae.

NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

APP POINT DO REGGAE